A Fundação Harmonia de Artes e Conhecimentos Transcendentais é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que nasceu primeiramente como Comunidade Harmonia no ano de 1988. Um grupo de jovens da cidade de Araras/SP despertou para a amplitude do ser humano e se empenhou numa tarefa movida pela Existência em criar uma forma de convivência individual e social pautada no auto conhecimento, expansão consciencial, cidadania planetária e cósmica. Fizeram, então, de São Thomé das Letras (MG), um dos chacras móveis do planeta, a sua residência em um terreno de aproximadamente sete hectares. Os ideais de amor e liberdade constituem a fonte inspiradora de suas ações. Assim a partir de uma pequena casa rústica a Fundação Harmonia teve início com o propósito de servir a fins humanitários.

É uma instituição que visa a lapidação humana, o despertar da consciência, o encontro com a essência divina. Meditação, Artes Marciais, Labor Voluntário, Lazer, Alegria, Experiências Místicas e Científicas, Partilha, Entrega, Servidão, Autoconhecimento, constituem práticas cotidianas da vida comunitária. Impulsionada pela percepção de que o HOMEM NASCEU PARA SER FELIZ a comunidade direciona todos os seus esforços para a implantação de uma nova realidade.

EXISTENCIALISMO
O Existencialismo é o pilar da Instituição que reverencia o berço das principais civilizações com esculturas e obras arquitetônicas e tem por objetivo resgatar o essencial de diversas religiões, filosofias e culturas em direção ao Religare. Utiliza dos recursos naturais da civilização: folclórico, místico, mítico, metafórico (chaves dos mistérios menores e maiores, base fundamental do religare). A unificação de todas as formas de crenças rumo à compreensão da Lei Única: O Amor.
FUNDADOR JOÃO ROBERTO FERREIRA
Idealizador e Presidente da Fundação Harmonia ele inspira continuamente a todos com o seu exemplo de vida. Suas palavras refletem sabedoria e suas ações transpiram a expressão do amor incondicional. Uma vida dedicada à servidão, ao exercício consciente de cidadania cósmica.
OS HARMÔNICOS
Os Harmônicos, assim como são denominados os moradores da Fundação Harmonia, vivem em regime de comunidade de forma altruísta. Desenvolvem um labor voluntário para subsistência do grupo e em prol do aprimoramento físico, psíquico , emocional e espiritual.
A disciplina, a disponibilidade, o despojamento são os preceitos básicos deste grupo. Graças ao esforço e determinação um verdadeiro Centro Ecumênico para estudos e práticas holísticas foi edificado neste planeta. Um convite ao auto conhecimento.
ARQUITETURA SINGULAR
A sabedoria de cada cultura resgatada pelo trabalho consciencial desenvolvido na Fundação Harmonia, assim como a energia gerada pela realização constante, são vertidas em obras e monumentos suntuosos, agregados de formas, cores e símbolos que ancoram a energia das mais diversas tribos em uma linguagem de unificação.
Tais construções são vórtices de energia cujo alcance vibracional estende-se para além dos limites territoriais da Fundação, configurando-se em verdadeiros presentes a toda a humanidade.

Conheça nossa arquitetura

Os átrios, na antiguidade, eram os locais aonde os sacerdotes se recolhiam em oração para se prepararem para adentrar aos templos e oficiar seus ritos.

Átrio fechado: ressalta a caracterização de quatro culturas – a egípcia, a hebraica , a hindu e a oriental. O local tem por função a realização de ritos ecumênicos e a execução de cânticos com mantras.




Átrio aberto: semelhante às antigas ágora gregas, o monumento abriga uma grande estátua da deusa egípcia Nut – a senhora do céu – representação da abóboda celeste e origem dos principais deuses da cultura egípcia.



Construção suspensa com a forma que se assemelha à uma nave com base octogonal. Utilizado para práticas coletivas de Reiki e processos de meditação e reclusão.



Forma geométrica que unifica o círculo e o triângulo. É um catalisador energético mais potente que as formas piramidais, sendo possível adentrar ao cone oito pessoas.

Centro de terapias alternativas que leva o nome do pai da medicina Esculápio. Tem a forma geométrica circular com medidas perfeitas, cuja finalidade é emanar cura.



Reúne em seus pequenos monumentos linguagens e estágios evolutivos diferenciados.




Fonte que em sua arquitetura tem a forma de uma cruz andina. Nela encontra-se a estátua da deusa inca Pacarina – senhora das fontes. Representa a fertilidade, abundância e fartura.



Sinalizada por um portal com uma estrutura suspensa em forma de elmo com grandes cornos e vários símbolos de linguagem iniciática que fazem menção aos grandes patriarcas e seus ensinamentos, principalmente as manifestações de sabedoria Melchizedequiana. Em sua base temos duas estátuas – Durga e Shiva - deuses hindus que representam a capacidade de transformação.



Monumento de arquitetura fundamentada nos conhecimentos geométricos das antigas construções templárias e maçônicas. Local para realização de ritos ecumênicos.




Monumento que tem a forma triangular contendo vários budhas que sinalizam com suas mãos mudras. A base do monumento utiliza da estrutura radiônica para facilitar a evolução dentro da escola estimulando o despertar de consciência.




Jardim que personifica lendários personagens citados na cultura Celta. Local destinado às crianças.



Praça que sinaliza em sua construção as tradições da cultura celta criando uma atmosfera propícia para vivenciar experiências místicas tanto desta cultura quanto da cultura xamânica.



Tanques de captação de água da chuva. Seus totens são um evidencializador das tradições da cultura afro-brasileira.

Praça que em sua arquitetura tem as siglas FH e porta um grande cálice com um obelisco dentro, representando as forças dualísticas femininas e masculinas, fazendo jus a Apolo.



Platô de dez lados utilizado para práticas meditativas, exercícios, yoga, contemplação, meditação e energização. Sua forma permite potencializar a capacidade de manifestação energética de tais práticas.




A Fundação Harmonia abre suas portas diariamente para passeios monitorados para apresentação do local resgatando uma antiga prática oriunda da Escola Aristotélica nomeada Conhecimento Peripatético: um passeio que estimula e revela idéias.

Horários de visitação:

De 9hs às 10hs
De 16:00 às 17hs

Contatos - Reservas

Converse conosco e obtenha mais informações!
Faça suas reservas por telefone ou e-mail
Fundação Harmonia de Artes e Conhecimentos Transcendentais
Estrada  p/ Sobradinho  s/ nº - Bairro Canta Galo - Fazenda Cisne Azul
São Tomé das Letras (MG) CEP: 37408-000 - Brasil
(35) 3237-1280 / 9- 9947-9984 / 9-9972-2360
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como chegar

Imprimir
icon